sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

2015

O início de um novo ano tem me trazido uma série de reflexões. Nunca fui adepta das famosas listas de resoluções, mas é inevitável, nesse período do ano, deixar de planejar atitudes e ações para o ano que começa. E como li ontem em uma postagem no Facebook, para que as coisas aconteçam, os sonhos se realizem, é necessário atitude.
Como professora, a cada ano me deparo com turmas cheias de adolescentes que sonham muito, querem muito, almejam muito, mas a ação esperada para que alcancem seus objetivos raramente é vista. Creio que o imediatismo fervilhante da atualidade tem tirado de nós a capacidade da espera, a paciência que devemos empregar em um trabalho árduo e que deve ser encarado com determinação até alcançarmos o fim: o sucesso desejado. 
Não é falta de capacidade, nem inteligência, muito menos criatividade. O que tem me parecido é que se não for para agora, não vale a pena investimento de tempo e energia. Resultados imediatos normalmente carecem de qualidade e a resiliência que necessitamos obter para sermos seres humanos capazes de lutar cada vez mais só é construído através de perdas e sofrimentos, frustrações e dor. 
O que posso afirmar, com certeza, é que vale a pena a espera, vale a pena o trabalho, o foco, a determinação em busca de algo que nos é tão caro. Seja o sonho que for, uma viagem, adquirir um bem, alcançar um patamar mais alto nos estudos ou no trabalho, vale a pena o esforço. Nada supera a satisfação de ver um plano concretizado, um sonho realizado. E é esse brilho no olho que temos quando diante de nossas realizações que nos empurra para a frente, que nos dá mais força, que nos revigora e nos ensina a viver com sabedoria.
Meus desejos para 2015? Sonhos, muitos sonhos, e capacidade e determinação para realizá-los.

Nenhum comentário: