sábado, 22 de março de 2008

Páscoa sem chocolates

Chegamos a mais uma Páscoa. Para muitos, essa data nada mais significa além de filas enormes nos supermercados, ovos de chocolate, visitas obrigatórias aos familiares, peixe na sexta-feira santa e feriado (que bom poder descansar!). Para mim, Páscoa é outra coisa e conheço várias pessoas que pensam como eu.
Há uns quatro anos que eu e meu marido já não compramos chocolates na Páscoa, já não comemos peixe só na sexta-feira santa. Temos utilizado essa data para refletir muito e repensar a vida, para termos um tempo maior juntos (três dias inteiros!) e para dedicarmos nosso trabalho na divulgação da mensagem pascoal.
Páscoa é Cristo ressurreto. Não há porque comemorar essa data se não for centralizada na ressurreição de Jesus Cristo, afinal para comer doces temos o ano inteiro. Reunir a família, sim, na centralidade da comunhão e da festa que significa, para nós cristãos, saber que nosso Deus vive. Pensar a passagem de uma vida mediocre para uma vida cheia de realizações e alegrias, reavaliar o sacrifício vicário de Jesus e aceitar a dádiva de seu perdão, planejar dar mais e cobrar menos, fazer mais e esperar menos, amar mais não importa se seremos amados ou não. Essas podem ser algumas das formas de se comemorar a Páscoa.
Nesse ano de 2008, minha Páscoa está no mínimo interessante. Além de toda a reflexão que costumo fazer, não só nessa data, pude assistir enaltecida a meus aluinos em uma representação da vida, morte e ressurreição de Cristo. Todas as minhas turmas se uniram para tal, os pais foram convidados para assistirem e além de alguns deles, muitos choraram emocionados com a representação. Eu fiquei no cantinho, só olhando e agradecendo a Deus por fazer parte de suas vidas, por ter a oportunidade de conhecê-los e de poder, de alguma forma, contribuir para o que são e o que serão no futuro.
Nessa Páscoa, não vou pedir nada, só agradecer. Obrigada, Deus, por Cristo ressurreto, pela bondade do sacrifício na cruz, por hoje eu ser quem sou e pelas oportunidades que tens me dado de tentar ser um pouquinho de ti para os outros.

Nenhum comentário: