quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Colegas: não dá para viver sem eles

Hoje, quero falar de pessoas especiais e embora não seja sobre alunos, tem tudo a ver com eles, apesar de não ser sobre família, faz-me sempre recordar dela. Hoje, vou falar sobre colegas.

Colegas são esses seres que entram na nossa vida sem convite, pois somos obrigados a conviver com eles. Não há escolha: ou aceitamos ou nos demitimos e como todos precisamos viver... abaixamos a cabeça e nos entregamos a todos eles, sem exceção, pois ela não existe.

No meio das relações profissionais, do bom dia, boa tarde, como vai, tudo bem, aparece aquele sorriso de boas vindas ao novato, inseguro e cheio de medos, mesmo entre a espuma da pasta de dente na hora da escovação, no banheiro atulhado de gente correndo entre um turno e outro.

Depois de um tempo, ou com alguns, de algumas horas, as conversas brotam naturais e um dia, num dia em que tudo parece dar errado, sentimos uma mão afagando nosso ombro e um ser, até então estranho, nos diz que vai dar tudo certo e não tanto suas palavras, mas muito mais sua atitude solidária traz o sol para perto de nós.

Já passei por várias instituições tanto de ensino quanto de comércio, há colegas que nunca mais vi e sei que não verei, há aqueles que se tornaram amigos e frequentam minha casa mesmo depois de não sermos mais colegas de trabalho, mas todos eles, independente da medida, fazem parte de quem sou.

Nesses estranhos tão íntimos é que encontramos coragem para olhar no espelho todos os dias e saber que fazemos parte de algo maior do que podemos imaginar. É com eles, com os colegas, que passamos a maior parte de nossos dias, e é deles, na maioria das vezes, que recebemos cuidado e atenção.

Foram colegas que enxugaram minhas lágrimas quando eu me sentia derrotada, foi de uma colega que recebi o abraço mais sensível de minha vida quando pensei em desistir, de colegas ouço as piadas e histórias mais hilariantes.

Tenho colegas que só de olhar para mim sabem que não estou bem. Tenho outras, abertas ao riso, que permitem que eu abra seus pacotes de biscoito e os coma antes delas, as donas.

Colegas que na carona para casa me divertem, me escutam, me aguentam, mesmo correndo perigo, mesmo tendo que gritar ‘olha o carro’, ‘cuidado’, ‘ainda bem que tenho seguro de vida’.

Tenho colegas que cuidam do meu lanche. Que me trazem guloseimas, que se dão ao trabalho de certificarem-se de que estou comendo bem.

Tenho colegas que me emprestam dinheiro para o almoço, pois às vezes eu esqueço. Outras, que me enchem de cheiros bons com seus Avons e Naturas.

Tenho colegas que abrem as portas das salas de aula quando não encontro minha chave em meio ao material que carrego, colegas que me sorriem entre os metais dos aparelhos, colegas que simplesmente suspiram e me olham.

Há também aqueles com abraço de urso, literalmente, pois quase me dobro ao meio para corresponder, mas que prefiro o desconforto momentâneo a perder a oportunidade de um carinho.

Tenho colegas anjos, colegas duendes, colegas fadas madrinhas e colegas mágicos. Todos eles, talvez sem ao menos se darem conta, colam os pedacinhos de minha existência com cola colorida. Costuram os rasgões, fazem remendos como numa colcha que espero lhes dê orgulho de olhar no final. São meus colegas, homens e mulheres, que têm me ensinado a perdoar, relevar, argumentar, esperar minha vez, me indignar, nunca menosprezar nada nem ninguém. Têm me mostrado que é possível o ser humano ser bom, apesar de ter atitudes más, pois sempre há um ângulo novo pelo qual olhar, há sempre um dia de cada vez, sempre um período depois do outro e que eles só duram cinquenta minutos. E que a vida é muito mais interessante quando compartilhada, mesmo que seja só nos vinte minutos do intervalo.


11 comentários:

Bruna de Alarcon disse...

Que lindo! Chorei de novo!! E me senti parte integrante ativa desse post! Amei!

Angelica Förster disse...

Linnnnnnnndo...

Ane Patrícia de Mira disse...

Gurias,

cada uam de vcs e de todos os outros colegas que já passaram e que ainda passarão por minha vida integram quem sou. Não dá pra deixar isso de lado: todos estamos ligados. E eu agradeço a Deus porque se mostrar a mim por meio de vcs.
Grande beijo.

emersonmm_gd disse...

Tem que ter um post dedicado pros melhores aluninhos do s2 né profe. kkkk Parabéns! bjbj

Ane Patrícia de Mira disse...

Emerson querido,

Te prometo: dia desses virei inspirada de nossas aulas e escreverei um texto muito tri sobre vcs.
Agora, deixa de ciúmes. Vcs sabem que são importantes pra mim!!!

beijos

Anônimo disse...

Amei! Te admiro como colega, como amiga e como uma ótima escritora. bjs...Lisi

Anônimo disse...

Amei! Te admiro como colega, como amiga e como uma ótima escritora. bjs...Lisi

Aline disse...

Querida Ane,

Lindo texto... Coomo todos que escreves.
Parabéns pelo blog, parabéns pela profissional dedicada que és, parabéns pela pessoa que ilumina nossos dias.
Saibas que você é uma grande colega, alguém que consegue passar a verdade apenas com o olhar.
Te adoro.
Conta comigo sempre!
Beijos, Aline.

Carolina Fachi disse...

Muito bacana!!!!
É bom saber que pessoas inteligentes e competentes como vc podem também ser amigas e sabem também reconhecer que a palavra "colega" possui um significado muito maior do que o que encontramos no dicionário!
Bjus,
Carol

Rossana Masiero disse...

Oi Ane.
Que texto gostoso e bem escrito.
Vim retribuir a visista e percebi que a sorte foi a minha que me encontrou por acaso.

Abraços professora!

Rossana

Laura disse...

Etchaaa!!! Neguinha bem danada que tu és, hein?? Adorei o relato...é bem o que vivenciamos! Parabéns pela maneira como nos encanta com as palavras.